Top-5 da Estrada Nacional 2 (Montargil-Chaves)
Em agosto passámos quatro dias a fazer a Estrada Nacional 2 entre Montargil e Chaves para ir ver um jogo de futebol. Pelo caminho, parámos várias vezes e reunimos dicas sobre algumas das melhores coisas que se podem fazer ao longo deste troço.
1. Centro Geodésico de Vila de Rei
Pode ser um prazer inútil mas há qualquer coisa de mágico ao parar literalmente ao centro de Portugal quando se está a fazer uma estrada que liga Faro a Chaves. Se o tempo estiver agradável, a vista é magnífica e oferece-nos uma perceção apurada da geografia portuguesa… em todas as direções.
2. Praia fluvial da Folgosa
Dependerá sempre do mês e do calor que se estiver a fazer a sentir, mas de entre os vários mergulhos que fomos dando, nenhum nos pareceu melhor do que o da Folgosa. Sim, a água das barragens de Montargil e de Sordo pode ter estado quente e a vista da praia fluvial do Penedo Furado ser mágica, mas se juntarmos a facilidade de acesso, o espaço para estacionar, a beleza natural e a temperatura da água, a nossa sugestão final vai mesmo para a Folgosa.
3. Ponte Filipina
Temos sentimentos contraditórios em relação à Ponte Filipina. Acreditem: vindo de alguém que conduziu até lá abaixo de um lado e subiu até à Estrada Nacional do outro, pode ser uma experiência traumatizante… nos dias seguintes. Mas agora, pensando bem, compensou e só temos pena de não termos parado também no miradouro. Ah, se não quiserem arriscar, talvez seja melhor deixar o carro numa zona segura e fazer o resto do caminho a pé. Pode custar a subir mas pelo menos não passam por sustos e estão mais à vontade para aproveitar a beleza do que a natureza tem para oferecer.
4. Miradouro do Castro
Exige um pequeno desvio – fica a 13 quilómetros da Estrada Nacional 2 (Vila de Rei) e fomos lá parar depois de passar a noite em Ferreira do Zêzere. A vista do Miradouro do Castro é uma das melhores que conseguimos ver durante os dias de viagem: entre os vales e uma casa num planalto, também há espaço para o Zêzere serpentear ao fundo. Vale bastante a pena.
5. Pena – uma aldeia de xisto
A experiência com a Ponte Filipina marcou-nos um pouco e quisemos evitar grandes aventuras com o carro à procura das Aldeias do Xisto. Depois de uma pesquisa, percebemos que a aldeia de Pena é uma das que fica mais próximas da Estrada Nacional 2 e a recompensa é justa. A conduzir, o único perigo são mesmo os carros que aparecem em sentido contrário a julgar que a estrada tem um só dono.
Guardar para ler depois: