Top-5 de Berlim
A capital da Alemanha é a metrópole europeia com mais história para contar. Marcada pela guerra e pela divisão, já foi o centro das atenções desportivas por mais do que uma vez e tem um cunho social e cultural incapaz de ser ignorado. No meio de tanta coisa imperdível, ficamo-nos pelas primeiras cinco.
1. O Memorial na Bernauer Strasse
O Muro de Berlim começou por ser apenas uma vedação mas evoluiu para uma das fronteiras mais inexplicáveis da Europa no século XX. Além de um panorama geral privilegiado sobre um setor, da varanda do Centro de Visitantes, vão encontrar documentários e informações sobre motivos, fugas, finais felizes e… infelizes.
2. Topografia dos Terrores
A história novamente em voga. Durante vários metros, não muito longe do Checkpoint Charlie, poderão acompanhar uma cronologia sobre todos os terrores que arrasaram Berlim ao longo do século XX.
3. Pôr-do-sol na cúpula do Reichstag
Mediante reserva prévia, vão poder ver a cidade de um lugar privilegiado, sobretudo se tiverem em atenção a melhor hora para o fazer. Pode não ser tão alto como a mítica Torre da Televisão, mas é mais adequado a quem tem vertigens.
4. Visitar o Estádio Olímpico
É um microcosmo da história alemã. Construído para os Jogos Olímpicos de 1936, foi sendo conservado e renovado e é hoje um símbolo de inúmeros momentos históricos, desportivos e não só. É uma excelente forma de combinarem história com desporto.
5. O museu da RDA
É um espaço pequeno mas movimentado. Perto da Catedral de Berlim e com vista privilegiada sobre o rio, poderão fazer uma viagem ao que era viver na República Democrática da Alemanha, percebendo que tipo de artefactos estavam disponíveis, como era o quotidiano e muito mais.