Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

atlas de bolso

travel blog

Seg | 27.05.19

Top-5 de Berlim

A capital da Alemanha é a metrópole europeia com mais história para contar. Marcada pela guerra e pela divisão, já foi o centro das atenções desportivas por mais do que uma vez e tem um cunho social e cultural incapaz de ser ignorado. No meio de tanta coisa imperdível, ficamo-nos pelas primeiras cinco.

 

1. O Memorial na Bernauer Strasse

Muro de Berlim

O Muro de Berlim começou por ser apenas uma vedação mas evoluiu para uma das fronteiras mais inexplicáveis da Europa no século XX. Além de um panorama geral privilegiado sobre um setor, da varanda do Centro de Visitantes, vão encontrar documentários e informações sobre motivos, fugas, finais felizes e… infelizes.

 

2. Topografia dos Terrores

Um corredor de atrocidades

A história novamente em voga. Durante vários metros, não muito longe do Checkpoint Charlie, poderão acompanhar uma cronologia sobre todos os terrores que arrasaram Berlim ao longo do século XX.

 

3. Pôr-do-sol na cúpula do Reichstag

Se é bonito cá de baixo, imaginem lá de cima

Mediante reserva prévia, vão poder ver a cidade de um lugar privilegiado, sobretudo se tiverem em atenção a melhor hora para o fazer. Pode não ser tão alto como a mítica Torre da Televisão, mas é mais adequado a quem tem vertigens.

 

4. Visitar o Estádio Olímpico

Um estádio modernizado que transpira história

É um microcosmo da história alemã. Construído para os Jogos Olímpicos de 1936, foi sendo conservado e renovado e é hoje um símbolo de inúmeros momentos históricos, desportivos e não só. É uma excelente forma de combinarem história com desporto.

 

5. O museu da RDA

Ser alemão de leste por um dia

É um espaço pequeno mas movimentado. Perto da Catedral de Berlim e com vista privilegiada sobre o rio, poderão fazer uma viagem ao que era viver na República Democrática da Alemanha, percebendo que tipo de artefactos estavam disponíveis, como era o quotidiano e muito mais.