Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

atlas de bolso

travel blog

Sex | 16.11.18

Top-5 de Toulouse

 

A cidade do sul de França tem uma oferta muito diversificada, sobretudo se alinharem na rota dos museus, com destaque para o do Airbus e o do espaço, e não há forma de escapar à beleza de um sítio que ainda não entrou na lista dos locais mais turísticos do país mas que não fica muito atrás de outros nomes mais famosos. Aqui fica o nosso top-5.

 

1. As ruas “rosa” de Toulouse

Vista junto ao rio

É conhecida por cidade rosa por alguma razão. A cor do tijolo dá-lhe uma aura especial, sobretudo quando os raios de sol parecem incidir no ângulo perfeito. Como o centro da cidade não é muito grande, não há melhor sugestão do que recarregar bem as baterias durante a noite e passar o dia a calcorrear as ruas, absorvendo a cultura, a arquitetura e os traços singulares de cada espaço. O passeio junto ao rio, sobretudo na altura do pôr-do-sol, é imperdível.

 

2. Uma caminhada pelos Canais du Midi e de Brienne

Canal de Brienne

Visitar Toulouse no Outono foi um bónus especial que tornou este passeio – longo – ainda mais bonito. É também uma forma de escapar a espaços mais movimentados e aproveitar para explorar a simbiose com a natureza. As árvores, com folhas outonais, os canais e as pontes compõem uma harmonia perfeita impossível de não apreciar.

 

3. Um passeio pelo Jardim Botânico japonês

Lago do Jardim Botânico Japonês

É um paraíso escondido no meio de um parque. A influência japonesa é óbvia – mal seria se não fosse – e tem algumas atrações que tornam aquele pequeno local ainda mais especial. Da ponte vermelha à cascata, passando pelo lago com peixes do tamanho de uma panela de cozido à portuguesa, também há espaço para descansar num banco e aproveitar a vista.

 

4. Fazer people watching na Praça do Capitólio

Rui a fazer people watching

É o coração da cidade. A praça é enorme e está virada para o edifício do Capitólio. Na fachada principal, há pequenos bancos de pedra onde nos podemos sentar e tomar o pulso à azáfama da praça, entre os turistas perdidos e os determinados, e os locais sempre apressados.

 

5. Um jogo de râguebi do Stade Toulousain

Uma noite de frio e chuva

É uma das melhores equipas de França e um dos motivos de orgulho da cidade. Há shuttles gratuitos que fazem a ligação entre a estação de metro de Barrière de Paris e os arredores do estádio e a experiência vale a pena. O estádio está feito à medida para o número de adeptos que costuma levar e o ambiente é especial.